19 de fevereiro de 2009

DANÇA NO CULTO?


A Paz do Senhor Jesus Cristo para todos, amados irmãos. Trago-vos este comentário, pois este assunto chamou minha atenção, não só por ser
polêmico, mas também pelos comentários dos irmãos no blog do Pr. Altair Germano.
Não tenho um
currículo tão abrangente e recheado como o dos irmãos, mas também quero comentar o assunto.
Meu nome é Marcos, mas sou conhecido como
Júnior na igreja onde congrego, na Assembleia de Deus em Caetés II alto. Tenho 29 anos e 5 anos de convertido, sou auxiliar da Campanha Evangelizadora.
Quero comentar este assunto à luz de Romanos 14:1 ao 12, baseado nesta passagem bíblica, entendo que tudo que venha causar escândalo devo deixar de fazer, mesmo que não seja pecado, pois entendi os comentários dos irmãos sobre as culturas de outros lugares, o que é pecado é pecado em qualquer lugar. Se estivesse em minhas mãos o poder de tirar os grupos de gestos(digo isto em relação a igreja em que congrego), tiraria, não que me incomodem ou que ache errado, mas por tantas
discussões sobre o assunto, tiraria sem medo de errar, pois o culto não iria perder muita coisa, já temos órgãos e cantores suficientes para manter a liturgia do culto em relação ao louvor. Acho que a prioridade sempre deve ser a palavra, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.
Um abraço a todos!

6 comentários:

  1. gostei do tema abordado. fica na paz.

    20 de Fevereiro de 2009 05:14

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor!
    Li seu artigo e concordo plenamente contigo. Atualmente, a bíblia está sendo deixada de lado, troca-se a palavra de Deus por louvor, dança, etc. Vejo com tristeza as pessoas ficarem entediadas na hora da palavra e da oração, é uma pena. Deus nos abençoe. E AMÉM para o seu discurso.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor amado irmão.
    A palavra de Deus não condena a dança como expressão de louvor,pelo contrario estimula observemos:
    "Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa." (Salmos 149 : 3)
    "Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos." (Salmos 150 : 4)
    Na parabola do filho pródigo onde fazemos um paralelo do pai com Deus e do filho pródigo com o ¨desviado¨o seu retorno é festejado com danças:
    "E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças." (Lucas 15 : 25)
    Portanto louvar a Deus através da dança é uma manifestação legitima.

    MAS!!!,concordo que infelizmente que muito atenção tem sido dada aos ministérios de louvor e dança enquanto a palavra tem sido negligênciada,e que muitos tem usado desse ministério como pretexto para darem lugar a carne.
    Cabe a cada dirigente observar se esses ministérios tem edificado a obra e não tem trazido escândalo pois a palavra diz:¨Não recebais a graça de Deus em vão;Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado¨(2co.6.1,3)
    "Antes seja o nosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." (Romanos 14 : 13)
    "É mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18 : 7)
    "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16 : 17)
    "Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade." (Mateus 13 : 41)
    ¨Peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
    Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.(Fp.1,9-11)

    Enfim,todas as coisas nos são lícitas (permitidas), mas devemos verificar se todas essas coisas nos convêm,nos edificam e não nos deixar dominar por nenhuma delas!!!(Co 10;23)

    Se a dança é o olho que escândaliza e tem feito alguns pecarem,arranca-a e a lance fora!!!melhor é uma congregação entrar na vida eterna com um só olho, do que, tendo dois olhos, ser lançada no fogo do inferno.(Mt 18.9)

    Toda sorte de bençãos.

    Irmão Odair

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor amado irmão Júnior.
    No comentário anterior por ter tentado sintetizar o inicio do texto acabou ficando confuso .
    A primeira parte do comentário foi extraída de uma apostila onde um líder de um determinado ministério tenta justificar a idéia da dança nos cultos através dos versículos apresentados, o que não se sustenta por serem textos narrativos pessoais FIGURATIVOS e ALEGÓRICOS especificamente no caso da PARÁBOLA e as palavras traduzidas como dança não terem realmente esse sentido no original, assim não podendo ser citadas para legitimar a prática da dança como MANIFESTAÇÃO LITÚRGICA DE LOUVOR, pois a mesma realmente nunca foi um componente da adoração divina no Templo, na sinagoga, e na igreja primitiva.
    Errei ao me esquecer de colocar um parágrafo introdutório que explicasse minhas intenções deixando o texto quebrado e contraditório.

    A segunda parte sim expressa minha opinião pessoal em concordância total com sua postagem, servindo de alerta para as congregações onde esse¨ministério de dança¨já existe, pois realmente tem de haver nitidamente uma distinção entre música religiosa tocada para o entretenimento social e a música sacra executada para adoração no Templo. Toda vida dos Israelitas era orientada pela religião. O entretenimento era provido, não por concertos ou apresentações em um teatro ou num circo, mas pela celebração de eventos religiosos ou festivais, freqüentemente através de danças típicas, com homens ou mulheres em grupos separados.

    Portanto, que fique claro que não faço nenhuma apologia à dança nos cultos, aquele que quiser louvar a Deus através da dança que seja sim estimulado, mas previa e corretamente orientado de onde e como.
    Espero assim ter esclarecido .

    Para finalizar gostaria de parabeniza-lo pelas excelentes postagens que atenciosamente leio.
    Você é uma benção, a paz do Senhor.

    Humildemente irmão Odair.
    Espero assim ter esclarecido .

    Que Deus o abençoe abundantemente.

    Humildemente irmão Odair.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Odair! Agradeço de coração seus comentários, as vezes acho que é inválido o tempo dedicado à postagens, pois são poucos os comentários que recebo. Mas, são irmãos como você, que mesmo sabendo que não sou nenhum Bacharel em Teologia, ainda lê minhas postagens. Agradeço também com muita humildade e espero um dia ter a profundidade que o Sr tem em relação a Palavra de Deus. Um forte abraço! Fique na Paz!

    ResponderExcluir

Deixa Deus te usar, comente!

Bíblia online

Acesse http://umadpm.blogspot.com e... confira agora mesmo

;